A hospitalidade não esta ligada somente ao ramo hoteleiro, isso nada mais é do que hotelaria, a hospitalidade está até dentro de nossas residências, em hospitais, restaurantes, igrejas, cinemas enfim em todo local em que somos de uma maneira geral recebidos.
Quando recebemos um visitante, familiar devemos acolhê-los com satisfação e servir com excelência, contribuindo para tornar a experiência do nosso visitante inesquecível, deixando-os a vontade encantando-os para que sintam aquela vontade de quero mais, lembrança daquele local hospitaleiro, acolhedor, fazendo assim com que voltem e recomendem para outras pessoas.
Devemos atender sempre com eficiência, rapidez e simpatia, servir sempre com qualidade, ajudando nosso visitante a se ambientar, se localizar e se deslocar facilmente, devemos chegar sempre a frente surpreendendo-o sendo pró-ativo, contribuindo com informações úteis, comunicando-nos sempre de forma clara e eficiente.
Ser éticos é fazer pelos outros o que gostaríamos que fizessem por nós (como a dádiva do dar e receber), nos apresentar muito bem afinal nossa postura profissional refletirá em nossa imagem.
Em momento algum podemos esquecer que cada pessoa tem um modo de pensar, agir e de falar, para isso precisamos conhecer suas expectativas, seus interesses e suas necessidades, respeitando assim suas diferenças culturais. Compreendendo o que nosso visitante deseja, conseguiremos atendê-lo melhor, fazendo com que cada um sinta-se especial.
Precisamos acolher com simpátia e cordialidade, fazendo com que cada um leve um pouco daquilo que vivenciou em suas visitas, guardando suas lembranças, emoções e experiências vividas em um lugar diferente de onde está acostumado a viver ou passear.