30 de maio de 2011

Meu modo de ver a hospitalidade

A hospitalidade não esta ligada somente ao ramo hoteleiro, isso nada mais é do que hotelaria, a hospitalidade está até dentro de nossas residências, em hospitais, restaurantes, igrejas, cinemas enfim em todo local em que somos de uma maneira geral recebidos.
Quando recebemos um visitante, familiar devemos acolhê-los com satisfação e servir com excelência, contribuindo para tornar a experiência do nosso visitante inesquecível,  deixando-os a vontade encantando-os para que sintam aquela vontade de quero mais, lembrança daquele local hospitaleiro, acolhedor, fazendo assim com que voltem e recomendem para outras pessoas.
Devemos atender sempre com eficiência, rapidez e simpatia, servir sempre com qualidade, ajudando nosso visitante a se ambientar, se localizar e se deslocar facilmente, devemos chegar sempre a frente surpreendendo-o sendo pró-ativo, contribuindo com informações úteis, comunicando-nos sempre de forma clara e eficiente.
Ser éticos é fazer pelos outros o que gostaríamos que fizessem por nós (como a dádiva do dar e receber), nos apresentar muito bem afinal nossa postura profissional refletirá em nossa imagem.
Em momento algum podemos esquecer que cada pessoa tem um modo de pensar, agir e de falar, para isso precisamos conhecer suas expectativas, seus interesses e suas necessidades, respeitando assim suas diferenças culturais. Compreendendo o que nosso visitante deseja, conseguiremos atendê-lo melhor, fazendo com que cada um sinta-se especial.
Precisamos acolher com simpátia e cordialidade, fazendo com que cada um leve um pouco daquilo que vivenciou em suas visitas, guardando suas lembranças, emoções e experiências vividas em um lugar diferente de onde está acostumado a viver ou passear.

Os 04 tempos da Hospitalidade

A Hospitalidade está dividida em 04 tempos:

- O Entreter - nada mais é do que ter atrações, eventos nas cidades, fazendo com que o turista ou mesmo o morador tenha como se entreter.

- O Receber - é saber como receber e acolher bem o turista, um visitante ao nosso local (seja no trabalho, em casa, hoteis, igrejas entre outros.)

- O Alimentar - muitas vezes é fundamental para que as pessoas se sintam a vontade e bem acolhida. A alimentação exerce um papel de partilhar. Normalmente alimentar- se é um momento em que nos sentimos rainhas ou reis, por isso em um espaço comercial ou em um espaço doméstico sentimos a necessidade de sermos bem  recebidos, acolhidos e servidos.


- O Hospedar -  é dar um lugar a pessoa, quando recebemos alguém distante, parentes, estamos hospedando-os em nossas casas.

E a hospitalidade -  é a maneira como as pessoas são tratadas.

Estes tempos podem ocorrer em espaços como doméstico, público, comercial e Virtual.

Abaixo deixo um resumo a meu ver do que são os espaços citados acima:

Doméstico >    Lar
Público      >    Cidade
Comercial  >    Comércio
Virtual        >    Sites da internet

Deixo esta citação de Camargo sobre a Hospitalidade:


“ A hospitalidade pode ser definida como o ato humano, exercido em contexto doméstico, público e profissional, de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas temporariamente deslocadas de seu habitat natural” (Camargo, 2004, p.52) 



29 de maio de 2011

Revelart - O Masp nas ruas de São Paulo


Não estranhe se você estiver passeando pelas avenidas mais movimentadas de São Paulo e se deparar com um Goya ou um Renoir em um muro. O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand no mês todo de outubro estará levando reproduções de 40 obras de seu acervo para as ruas da capital, na exposição RevelARTE – O MASP nas ruas. O objetivo é levar a população a conhecer as obras do acervo do Museu, que é o mais representativo do Hemisfério Sul. A iniciativa é inspirada na experiência da National Gallery, de Londres, um dos mais prestigiados museus de arte do mundo, que levou para as ruas da capital inglesa reproduções de parte de sua coleção em 2007.

O MASP é
o museu mais visitado do país e reúne em seu acervo milhares de obras de arte produzidas na Europa e na América nos últimos 500 anos. As reproduções forão distribuídas em uma região centralizada a partir da sede do MASP, com distância de até 1,5 km. O quadrilátero é formado pelas ruas da Consolação e Estados Unidos, avenidas Radial Leste-Oeste e Brigadeiro Luís Antônio, com ênfase no eixo da Av. Paulista, conforme mapa abaixo.


1. ‘Anunciação’, El Greco
2. ‘Menina com as Espigas — Menina com Flores’, Renoir
3. ‘Retrato de Dama com Livro Junto a uma Fonte’, Antoine Vestier
4. ‘Marinha com Rochas’, Jean-Baptiste-Joseph Olive
5. ‘Jovem de Ombro Nu’, Jean-Baptiste-Camille Corot
6. ‘Retrato de Fernando VII’, Francisco De Goya
7. ‘O Negro Cipião’, Cézanne
8. ‘Três Nus Femininos’, André Lhote
9. ‘Moisés e as Filhas de Jetro’, Ciro Ferri
10. ‘Retrato de Senhora’, Paul Chabas
11. ‘O Julgamento de Páris’, Michele Rocca
12. ‘Natureza-Morta com Macaco e Violão’, Antoine Vollon
13. ‘Paisagem de Porto’, Othon Friesz
14. ‘Marina com Veleiros’, Maurice de Vlaminck
15. ‘Oficial Sentado’, Frans Hals
16. ‘A Catedral de Salisbury Vista do Jardim do Bispo’, John Constable
17. ‘O Duque de Berry e o Conde de Provença Quando Crianças’, Drouais
18. ‘O Senhor Pertuiset, Caçador de Leões’, Edouard Manet
19. ‘Paisagem nos Arredores do Rio de Janeiro’, Nicolas Vinet
20. ‘O Canal Grande em Veneza’, Felix-François-Georges Philibert Ziem
21. ‘Sacré-Coeur de Montmartre e Château dês Brouillards’, Maurice Utrillo
22. ‘Paisagem’, Gaetano Previati
23. ‘Virgem com o Menino Jesus’, Maestro Di San Martino Alla Palma
24. ‘A Educação Faz Tudo’, Jean-Honoré Fragonard
25. ‘Rua de Aldeia’, Henry De Waroquier
26. ‘Madame Marie-Adélaïde de France — O Ar’, Jean-Marc Nattier
27. ‘Figura Feminina’, Jean Crotti
28. ‘Retrato de Mademoiselle Léomenie Brienne, Marquise de Rovalt Gamache’, Pierre Mignard
29. ‘Paisagem com Tamanduá’, Frans Post
30. ‘Adoração dos Reis Magos’, Paolo Serafini Da Modena
31. ‘O Castelo de Caernarvon’, Turner
32. ‘Natureza-Morta’, Panfilo Nuvolone
33. ‘A Virgem com o Menino de Pé, Abraçando a Mãe (Madonna Willys)’, Giovanni Bellini
34. ‘Retrato de Alvise Contarini’, Paris Bordon
35. ‘Lunia Czechowska’, Amedeo Modigliani
36. ‘A Bailarina Loïe Fuller Vista dos Bastidores — A Roda’, Toulouse-Lautrec
37. ‘Paisagem com Pastores’, Alessandro Magnasco
38. ‘Madame la Comtesse Adèle de Toulouse-Lautrec au Jardin de Malromé’, Toulouse-Lautrec
39. ‘Rabat, a Ponta das Oudaïas’, Albert Marquet
40. ‘Natureza-Morta com Prato, Vaso e Flores’, Vincent van Gogh

Nosso objetivo com esta visita era tentarmos analisar como foi feita a divulgação e assim tentarmos lincar o evento em questão com as matérias de marketing e empreendedorismo. 
Meu relato com essa visita foi de ver que o MASP teve a iniciativa de levar á população algumas de suas reproduções de obras de arte, fazendo assim com que as pessoas se interessasem mais pelas obras e acabassem indo visitar o MASP